Reunião da Alcateia (28/3/2009)
14h30 – IBOA
14h40 – Quebra-gelo: Basquetebol de sabonete
Material: 2 baldes e sabonete
15h10 – Jogo: Pandemônio com balão
Material: balões coloridos, papel e caneta
15h40 – Jogo: Procurar seres vivos
Material: papel e caneta
16h00 – Canções: Os lobinhos escolhem
16h05 – Jogo Final: Corrida
Material: cronômetro
16h30 – IBOA –> Avisos: Inscrição para o Parque da Jângal (25/04), atividade externa no próximo sábado, compra da camiseta e distintivo do Parque da Jângal.
Basquetebol de sabonete –> 25 min 14h40 a 15h05
Material: 2 baldes e sabonete
Duas equiapes e dois baldes com água até a metade. Um em cada extremidade do campo. Somente a pessoa que está com o sabonete não pode andar. Objetivo é colocar o sabonete dentro do balde adversário. Algumas regras básicas são: não é permitido agarrar e dar rasteiras. Já estão definidas as quatro Matilhas e seus primos. Poderíamos fazer um campeonato com quatro matilhas.
Pandemônio com balão –> 25 min 15h10 a 15h35
Material: balões coloridos, papel e caneta
Separar um balão de cada cor por matilha e dentro de cada colocar um papel com uma tarefa descrita. Mostrar os balões e as tarefas (ou não). Em seguida os deverão ficar todos juntos e o chefe joga os balões, ele deve lembrar que cada matilha deve pegar só um balão. A matilha que não pegar ficará sem participar e quem pegar dois fará duas tarefas. Cada matilha deverá executar a tarefa descrita o mais rápido possível. O chefe deve também lembrar que cada matilha tem que se organizar para ver quem pegou os outros balões e efetuar a troca (calçado por calçada, lenço por lenço ou calçado por lenço.
Tarefas:
1. Fazer uma corda emendando todos os lenços da matilha com o balão BRANCA;
2. Fazer uma corda emendando todos os lenços da matilha com o balão VERDE;
3. Emendar os cadarços dos calçados do pé direito da matilha com o balão AMARELA;
4. Emendar os cadarços dos calçados do pé esquerdo da matilha com o balão AZUL.
Procurar seres vivos –> 15 min 15h40 a 15h55
Material: papel e caneta
Solicitar a cada matilha que procure e relacione, em toda a sede, todos os seres vivos, animais e vegetais. Deve-se fixar um tempo (7 min) e pedir para um só anotar. Ganha quem relacionar o maior número possível de seres. É bem possível que eles esqueçam de relacionar eles próprios ou as chefias ou dividir por sexo ou tamanho.
Canções –> 10 min 16h00 a 16h10
Corrida –> 20 min 16h05 a 16h25
Organizar um campeonato de corrida. Inicia-se selecionando o mais rápido de cada matilha e depois os quatro correm entre si, podendo acrescentar mais algum candidato que queira competir. Seria interessante motivar um clima de competição.